Fundação da Escola

Fundada em 16/03/1955 para atender os filhos de pescadores do Mucuripe, a escola foi batizada com o nome de Dragão do Mar em homenagem a Francisco José do nascimento "Chico da Matilde", jangadeiro natural de Aracati, que participou ativamente da campanha abolicionista ao demonstrar muita coragem lutou contra a escravidão no Ceará. O decreto de criação está inscrito no número 11.493 de 17/10/1975, pertence a Rede oficial de ensino mantido pelo Governo do Estado do Ceará.

Missão: Oferecer uma educação de qualidade, estimulando a participação criativa dos alunos, de maneira responsável, na construção de uma sociedade comprometida com a cidadania.

Em 2011 a EEM DRAGÃO DO MAR oferta 19 turmas de 1º, 2º e 3º anos distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite e tem como desafio maior se tornar referência de Ensino Médio na Região do Mucuripe onde está localizada.

A frente da Escola Dragão do Mar está o Diretor Geral: José Gilberto Biserra Maia; os Coordenadores Escolares Breno Ricardo Oliveira Marques, Moacyr Gonçalves de Aquino Junior e Secretária: Silvia Helena de Oliveira Amorim.